Receitas – Bacalhau Assado no Forno com Batatas

- Créditos ao Poupas -

Estou em dívida com diversas pessoas a quem prometi a postar a minha receita de Bacalhau Assado com Batatas, sim aquela que é assada no forno mergulhada em azeite… hummmm !

Como preparei o prato este domingo, decidi tirar algumas fotos e postar a receita, espero que gostem!

Ingredientes:

1 Kg de Bacalhau do Porto (Postas Altas)
1 kg batatas descascadas e cortadas em rodelas espessas
1 cabeça de alho (isso mesmo, 1 cabeça !!!) descascado e fatiado (dá trabalho !)
500 ml de azeite Extra Virgem
Sal q.b

Os Ingredientes

 

- a Dica – Como dessalgar o Bacalhau?

Existem diversas formas de dessalgar o Bacalhau, com água, com leite, para esta receita sugiro a tradicional, coloque o Bacalhau em uma tigela de água fria dois dias antes de cozinhá-lo. Assim, deixe o bacalhau na geladeira e troque a água no final do dia e logo pela manhã. Após 48 horas o sal vai estar no ponto !

1) Numa travessa alta de preferência de porcelana (mas pode ser anti-aderente também), coloque o alho fatiado de forma a que as Postas de Bacalhau não fiquem diretamente sobre a travessa (assim evita-se que o bacalhau fique queimado por baixo). Aproveite e ligue o forno a 200 graus por 30 minutos (sugiro o Forno Elétrico para este prato, mas pode usar o Forno a Gás sem problemas)

A caminha de alho para evitar que o Bacalhau queime por baixo

2) Coloque as postas de bacalhau por cima destas “caminhas de alho” e nos espaços livres as batatas em rodelas. Pode colocar umas batatas em cima de outras mas não coloque acima do Bacalhau. Acima de tudo, jogue tudo o que sobrou do alho…

Olha as batatas se espremendo para não ficarem em cima do Bacalhau...

- o Segredo -

3) O Segredo deste Bacalhau está justamente no Azeite que se utiliza, então, não poupe nem na qualidade nem na quantidade. Deve ser utilizado um extra-virgem (abaixo de 0,7 graus de acidez) e exatamente 500ml por travessa, nem vale a pena chorar, esse é o segredo do prato porque as batatas vão cruas para o forno e é justamente este azeite fervendo que irá cozinhar/fritar o bacalhau e as batatas !!!

O Segredo é o Azeite...

4) Coloque a travessa no forno, pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos, e deixe até que o alho e o bacalhau fiquem tostados

- Para Servir

Hummm... estava uma delícia...

Em Portugal, arroz nem pensar mas aqui estamos no Brasil e pode preparar um arroz branco que fica uma delícia. Ah ! Não faça como eu, não se esqueça de umas azeitonas portuguesas para enfeitar a travessa !

Para beber? Sugiro um taça de Vinho Verde…. Português, pois com certeza! Eu tomei um Quinta de Azevedo 2007 e caiu que nem uma luva…

O Vinho...

Até à próxima !

About these ads

Sobre portuganobrasil

Um português de Origem Indiana e que atualmente mora no Brasil... Receitas Culinárias, Dicas de Video Games, Jogos de Tabuleiro (Board Games), Futebol e claro muitas, muitas viagens... Dicas e Histórias interessantes, assim espero... Abraços, Hussein
Esta entrada foi publicada em Receitas com as etiquetas , , , . ligação permanente.

3 respostas a Receitas – Bacalhau Assado no Forno com Batatas

  1. Poupas diz:

    tou a ver que aprendeste bem :)

  2. Serena diz:

    Gostei muito da receita é uma delicia!

  3. Barao diz:

    Muito simples essa receita. Experimenta fazer uma cama de cebola, juntar uns pimentos por cima e ir regar com vinho branco. ;)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s