– Créditos ao Poupas –
Estou em dívida com diversas pessoas a quem prometi a postar a minha receita de Bacalhau Assado com Batatas, sim aquela que é assada no forno mergulhada em azeite… hummmm !
Como preparei o prato este domingo, decidi tirar algumas fotos e postar a receita, espero que gostem!
Ingredientes:
1 Kg de Bacalhau do Porto (Postas Altas)
1 kg batatas descascadas e cortadas em rodelas espessas
1 cabeça de alho (isso mesmo, 1 cabeça !!!) descascado e fatiado (dá trabalho !)
500 ml de azeite Extra Virgem
Sal q.b
– a Dica – Como dessalgar o Bacalhau?
Existem diversas formas de dessalgar o Bacalhau, com água, com leite, para esta receita sugiro a tradicional, coloque o Bacalhau em uma tigela de água fria dois dias antes de cozinhá-lo. Assim, deixe o bacalhau na geladeira e troque a água no final do dia e logo pela manhã. Após 48 horas o sal vai estar no ponto !
1) Numa travessa alta de preferência de porcelana (mas pode ser anti-aderente também), coloque o alho fatiado de forma a que as Postas de Bacalhau não fiquem diretamente sobre a travessa (assim evita-se que o bacalhau fique queimado por baixo). Aproveite e ligue o forno a 200 graus por 30 minutos (sugiro o Forno Elétrico para este prato, mas pode usar o Forno a Gás sem problemas)
2) Coloque as postas de bacalhau por cima destas “caminhas de alho” e nos espaços livres as batatas em rodelas. Pode colocar umas batatas em cima de outras mas não coloque acima do Bacalhau. Acima de tudo, jogue tudo o que sobrou do alho…
– o Segredo –
3) O Segredo deste Bacalhau está justamente no Azeite que se utiliza, então, não poupe nem na qualidade nem na quantidade. Deve ser utilizado um extra-virgem (abaixo de 0,7 graus de acidez) e exatamente 500ml por travessa, nem vale a pena chorar, esse é o segredo do prato porque as batatas vão cruas para o forno e é justamente este azeite fervendo que irá cozinhar/fritar o bacalhau e as batatas !!!
4) Coloque a travessa no forno, pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos, e deixe até que o alho e o bacalhau fiquem tostados
– Para Servir
Em Portugal, arroz nem pensar mas aqui estamos no Brasil e pode preparar um arroz branco que fica uma delícia. Ah ! Não faça como eu, não se esqueça de umas azeitonas portuguesas para enfeitar a travessa !
Para beber? Sugiro um taça de Vinho Verde…. Português, pois com certeza! Eu tomei um Quinta de Azevedo 2007 e caiu que nem uma luva…
Até à próxima !
tou a ver que aprendeste bem 🙂
Gostei muito da receita é uma delicia!
Muito simples essa receita. Experimenta fazer uma cama de cebola, juntar uns pimentos por cima e ir regar com vinho branco. 😉